Minha Casa, Minha Vida (MCMV) é um programa habitacional federal Brasileiro estabelecido pelo governo de 2009.
Gerido pelo Ministério das cidades, o programa oferece subsídios e taxas de juros abaixo do mercado para facilitar a aquisição de moradias populares e condomínios na cidade ou no campo até um determinado valor.
Para permitir que o MCMV atenda famílias selecionadas, eles devem atender a certos requisitos sociais e de renda e não deve possuir imóveis em seu próprio nome.
Em 14 de fevereiro de 2023, o atual presidente da república anunciou a retomada do programa com a entrega de 2.745 casas. O programa pretende atingir 2 milhões de residências até 2026.
Uma das principais novidades do programa é a devolução da faixa 1, que passou bruta máxima a ser voltada para famílias com renda de R$ 2.640 (antes a renda exigida era de R$ 1.800). Nos últimos quatro anos, a população com essa renda foi excluída do programa. Agora a ideia é que até 50 % das unidades financiadas e subsidiadas sejam direcionadas ao público. Antigamente, o benefício oferecido às famílias nessa faixa de renda variava de 85 % a 95 %.
Outras inovações do Minha Casa, Minha Vida são a expansão da cobertura do aluguel social, a oportunidade de compra de moradias urbanas de segunda mão e a participação de famílias em situação de rua no programa. As novas edificações ficarão mais próximos de centros comerciais, serviços e equipamentos públicos. Incluindo melhor infraestrutura no entorno.
Leia nossas Postagens Recentes